O que caracteriza culpa?
Diz-se o crime culposo quando o agente pratica conduta e causa o resultado que não queria ou aceitou, mas foi previsto ou era previsível, por violação de dever objetivo de cuidado (negligência, imprudência ou imperícia).
O que é culpa imprópria?
Culpa imprópria é a chamada culpa por equiparação. É a hipótese em que o agente supõe estar agindo em situação justificante (descriminante putativa) e em razão do erro provoca dolosamente um resultado ilícito inescusável ou evitável. Apesar da conduta ser dolosa ele responderá a título de culpa, por isso, imprópria.
O dolo e a culpa fazem parte da culpabilidade ou da tipicidade?
Na teoria finalista da ação o elemento subjetivo do tipo migrou para a conduta, logo reside dentro de um dos elementos do fato típico. A culpabilidade deixou de ser pscico-normativa e passou a ser normativa pura, pois não contêm mais os elementos psicológicos do dolo ou culpa.
Ademais o dolo deixou de ser normativo e passou a ser natural. Não se exige mais no dolo a consciência da ilicitude, somente a consciência da conduta e a vontade de realizá-la para produzir o resultado.
O que é crime plurilocal? Como se dá a competência?
É aquele em que a conduta se da em um local e o resultado em outro, mas dentro do mesmo país, o que o difere do crime a distância (países diversos). A competência é fixada pelo local da consumação (teoria do resultado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário