PESQUISAR neste blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MPMG "L" (50º) Prova Grupo II - QUESTÃO 2

Resolução da Prova dissertativa Ministério Públido de Minas Gerais - MPMG


MPMG "L" (50º) Prova Grupo II - QUESTÃO 2 (valor: 2 pontos)

Estabeleça a distinção conceitual entre decisões definitivas e decisões com força de definitivas, que estão mencionadas no artigo 593, II, do código de processo penal como passíveis de impugnação pelo recurso de apelação. (justifique sua resposta em, no máximo, 15 linhas)

As decisões definitivas são as sentenças que julgam o mérito, colocando fim a uma relação jurídica processual, mas sem absolver ou condenar o acusado, pois estas últimas hipóteses terão cabimento no art. 593, I do CPP.
Assim, as decisões definitivas julgam as outras relações jurídicas processuais que se desenvolvem no processo penal, mas que não digam respeito a condenação ou absolvição, são, por exemplo, as decisões que resolvem os pedidos de restituição de coisas apreendidas.
Já as decisões com força de definitivas são as decisões terminativas. São aquelas decisões que encerram a relação processual sem julgamento do mérito ou põe fim a uma fase do procedimento. São exemplos a decisão de impronúncia ou absolvição sumária.
Por fim cabe ressaltar que no processo penal a apelação tem um caráter residual, isto é, só tem cabimento quando não houver previsão expressa de cabimento de recurso em sentido estrito para a mesma hipótese. Um exemplo que comprova este aspecto residual é a decisão de rejeição da denúncia: muito embora tenha esta decisão força de definitiva não é impugnável por apelação, mas por recurso em sentido estrito, haja vista o teor do art. 581, I do CPP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...